Cartão Postal
Sobre o Roteiro
Nível de ensino
Fundamental I
Áreas do conhecimento - Fundamental I
História
Unidade Temática
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município;
O lugar em que vive;
Objetos de conhecimento
Os patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou do município em que vive;
A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.).
Habilidades
(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados;
(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados;
(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.
Objetivos
Geral
Entender a relação entre os patrimônios históricos e culturais e a história da formação da cidade;
Compreender a importância dos patrimônios históricos e culturais para a identidade da cidade em que vive.
Específicos
Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região;
Identificar os registros de memória na cidade;
Identificar os marcos históricos do lugar em que vive.
Estratégias de Aprendizagem
Atividade 1 – Identificação dos patrimônios culturais e históricos
Como aplicar:
Professor, iniciar a aula questionando os alunos sobre a questão do patrimônio e, por exemplo:
O que é patrimônio?
O que é patrimônio cultural e patrimônio histórico?
Vocês conhecem, na cidade, algum patrimônio assim?
Por que eles são considerados patrimônios históricos ou culturais? Qual é a origem desse patrimônio?
Aborde as perguntas permitindo que os alunos discutam entre si e apresente alguns conceitos para norteá-los sobre o conceito de patrimônio;
Na cidade onde está, enumere alguns patrimônios históricos e culturais e, com a ajuda deles, escolha dois ou três para se aprofundar. Exemplo: Museu Oscar Niemeyer, Passeio Público e Bosque do Papa (Bosque João Paulo II).
Atividade 2 – Pesquisa sobre os patrimônios
Como aplicar:
Com a ajuda do Google Documentos, peça para que eles registrem quaisquer informações sobre os patrimônios pesquisados. Auxilie-os com relação às fontes, que devem ser confiáveis;
Peça para que cada aluno monte um portfólio de fotos e imagens dos locais pesquisados e incluam no Google Fotos. Peça para que eles explorem bastante o local e as características, bem como a história de cada local, que pode ter o nome de um personagem histórico, uma figura importante na cidade, uma homenagem a determinado povo que imigrou para a cidade etc. Eles devem conhecer bem o local e suas características.
Atividade 3 – Construção dos locais
Como aplicar:
Escolha locais históricos contendo monumentos e patrimônios no Google Earth e divida a turma em dois ou mais grupos, dependendo da quantidade de monumentos ou patrimônios que foram estudados;
Com todos os alunos visitando os locais escolhidos no Google Earth, oriente os grupos a reproduzirem os patrimônios ou monumentos em algum ferramenta visual, tal como o Google Apresentações ou Desenhos.
Peça aos grupos que apresentem as reproduções, como se esses fossem guias de visitação.
Atividade 4 – Representação física de um dos patrimônios.
Como aplicar:
Os alunos, dos patrimônios escolhidos, deverão votar em um. Esse um será reproduzido em forma de maquete e tomando por base o que foi produzido nas ferramentas visuais (Apresentações ou Desenhos);
Tal maquete pode ser feita com caixa de papelão, dobraduras, caixinhas de fósforo, caixas de leite ou quaisquer materiais recicláveis;
Cada aluno deve ficar responsável por um processo de construção. Oriente-os para que a reprodução fique a mais próxima possível do patrimônio real.
Atividade 5 – Visita física ou virtual
Como aplicar:
Proponha aos alunos uma visita ao patrimônio escolhido. A visita pode ser física ou virtual (se possível);
Peça para que os alunos fotografem a visita para que incluam no seu portfólio do Google Sites, por exemplo.
Avaliação
Professor, antes da aula prepare um Google Forms com questões sobre patrimônio histórico e cultural. No mesmo material insira questões dissertativas sobre os monumentos que eles conhecem e que não fizeram parte, dando ênfase às características que os identificam e diferenciam dos demais. Solicite que os alunos construam um cartão postal no Google Apresentações ou Desenhos com as fotos que tiraram do local.
Informações complementares
Duração
8 horas/aulas
Recursos Didáticos
Lousa digital
Computador
Som
Sala de informática
Referências
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, 2020. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 21 jul. 2020.