Como fazer
Sobre o Roteiro
Nível de ensino
Fundamental I
Áreas do conhecimento - Fundamental I
Linguagens - Língua Portuguesa
Unidade Temática
Escrita (compartilhada e autônoma);
Análise linguística/semiótica (Alfabetização).
Campo de atuação
Campo da vida cotidiana.
Objetos de conhecimento
Escrita autônoma e compartilhada;
Forma de composição do texto;
Escrita colaborativa.
Habilidades
(EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto;
(EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas
para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros;
(EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto;
(EF05LP12) Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
Objetivos
Geral
Compreender a linguagem de programação;
Desenvolver o raciocínio lógico.
Específicos
Planejar e produzir, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo;
Descrever formas de realizar uma determinada tarefa.
Estratégias de Aprendizagem
Professor, essa aula será bastante simples, mas, ao mesmo tempo, desafiadora para os alunos. Prepare um Google Apresentações com a imagem de um pote de doce de leite ou geleia, pães fatiados e uma faca.
Atividade 1 – Apresentação da proposta:
Como aplicar:
O professor deverá apresentar as imagens para os alunos e lançar um desafio: os alunos deverão ensiná-lo a fazer um sanduíche com o recheio escolhido, com um passo a passo.
Atividade 2 – Início:
Como aplicar:
Cada aluno, em seu Google Documentos, deverá produzir um passo a passo para ensinar o professor a fazer um sanduíche;
Os alunos devem ser bastante detalhados nas orientações;
Espera-se soluções simples dos alunos como, por exemplo: “Passe o doce no pão”;
Dê um momento para que eles pensem e produzam as suas orientações.
Atividade 3 – Será que deu certo?
Como aplicar:
Professor, se possível, além das imagens tenha os produtos em mãos para tentar as orientações;
Peça para que cada um dos alunos compartilhe as suas orientações e tente fazer o sanduíche de acordo com tais orientações;
É bastante provável que os alunos deixarão detalhes de lado como, por exemplo, “Abrir o pote”. Nesse caso, siga as orientações ao pé da letra, mesmo sabendo que não são adequadas, para que os alunos entendam que as orientações devem ser as mais claras possíveis.
Atividade 4 – Refação
Como aplicar:
Permita que os alunos, observando os erros, refaçam as orientações, mas, dessa vez, em grupos;
Dê um momento para que eles produzam outras instruções e tente reproduzir novamente as orientações;
Questione aos alunos: “O que deu errado?”, “Quais passos faltaram?”, “Por que é necessário o passo a passo mais detalhado possível?” e deixe que eles descrevam as suas opiniões.
Avaliação
Professor, após toda a atividade, prepare um outro cenário e, com os mesmos grupos organizados, peça que eles desenvolvam novas instruções. Avalie o que eles entenderam a respeito da linguagem de programação e porque ela precisa ser bem descrita e objetiva, contemplando todas as ações.
Informações complementares
Duração
3 horas/aulas
Recursos Didáticos
Lousa digital
Computador
Som
Sala de informática
Referências
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, 2020. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 21 jul. 2020.