Aqui tem festa
Sobre o Roteiro
Nível de ensino
Fundamental I
Áreas do conhecimento - Fundamental I
Arte
Unidade Temática
Artes integradas
Objetos de conhecimento
Matrizes estéticas culturais
Patrimônio cultural
Habilidades
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais;
(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.
Objetivos
Geral
Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas.
Conscientizar-se sobre patrimônio cultural
Específicos
Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais;
Representar diferentes culturas.
Estratégias de Aprendizagem
Atividade 1 – Festas regionais
Como aplicar:
Professor, apresente aos alunos o tema por meio de imagens e vídeos no Google Apresentações;
Fale um pouco sobre cada uma das festas da sua região que foram apresentadas;
Estabeleça um breve debate sobre tais festividades com os alunos.
Atividade 2 – Representação
Como aplicar:
Após uma breve instrução e conversa a respeito dos temas (aniversário das cidades, festas regionais, carnaval etc., divida a turma em grupos;
Cada grupo deve pesquisar sobre as festividades;
Escolher qual das figuras ou monumentos gostaria de construir a partir de uma conversa entre o grupo;
Professor, crie um Jamboard contendo um exemplo de festa regional e mostre aos alunos de maneira que eles entendam como produzir nos frames da ferramenta (inserção de gifs, imagens, textos, recorte de informações e etc).
Após as pesquisas os alunos devem reproduzir as festividades e decorações (ou locais das festividades) no Jamboard criado por eles;
Permitir que os alunos soltem a criatividade para que maiores informações sobre as festividades possam ser compartilhadas.
Promova uma visita de cada grupo nas diferentes representações festivas.
Avaliação
Avalie os alunos com relação à ambientação, aos resultados da pesquisa e as diferentes propostas de representação, bem como a colaboração entre os membros do grupo.
Informações complementares
Duração
4 horas/aulas
Recursos Didáticos
Lousa digital
Computador
Som
Sala de informática
Referências
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, 2020. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 21 jul. 2020.