Blocos de história
Sobre o Roteiro
Nível de ensino
Fundamental I
Áreas do conhecimento - Fundamental I
História
Unidade Temática
Registros da história: linguagens e culturas.
Objetos de conhecimento
Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade.
Habilidades
(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Objetivos
Geral
Promover a consciência do patrimônio histórico;
Desenvolver uma compreensão das qualidades estéticas e culturais dos locais históricos.
Específicos
Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade;
Analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Estratégias de Aprendizagem
Atividade 1 – Apresentação da proposta
Como aplicar:
Professor, seja um mediador. Realize perguntas que ajudem os alunos a encontrar seu próprio caminho, em vez de simplesmente seguir os passos e fazer com que os alunos os sigam metodologicamente. Para isso, apresente um breve material no Google Documentos ou no Google Apresentações sobre patrimônios mundiais;
O objetivo da atividade é visitar sítios do Patrimônio Histórico no Google Earth;
Solicite aos alunos uma pesquisa sobre os sítios e que eles registrem a pesquisa no Google Apresentações;
Os alunos devem compreender suas formas geométricas e analisar suas proporções reais antes da transposição para o Google Desenhos. Para isso, sugira o uso de folhas quadriculadas e instrumentos de medida.
Atividade 2 – Apresentação de exemplos
Como aplicar:
Apresente aos alunos os três locais no Google Earth, que estão mencionados abaixo:
World 1: Al Noori Mosque (Iraque) e Bel Temple (Síria);
World 2: The Monastery of Saint Elian (Síria) e Bamiyan Buddha (Afeganistão);
World 3: Mausoleum Imam Awn al-Din (Iraque), e a entrada da cidade ancestral de Aleppo (Síria);
Tais locais são históricos e possuem um elevado valor cultural para estudo dos alunos;
O professor pode orientar os alunos a construírem esses locais em ferramentas de expressões gráficas, tal como o Google Desenhos. Se cada escola compartilhar as suas produções, fotos ou vídeos, não apenas compartilharemos representações diferentes da mesma coisa, usaremos as redes sociais para reconstruir e passar a mensagem e conservação dos patrimônios históricos.
Atividade 3 – Construção e exploração (Possibilidades)
Como aplicar:
Projetar os locais no Google Earth através da ferramenta Viajante: o professor pode projetar o Google Earth na tela e com isso fazer explicações sobre os locais de acordo com os objetivos de sua classe, por exemplo: fazer observações sobre ruínas históricas;
Os alunos podem reconstruir patrimônios históricos, baseando sua referência em como foram construídos, quando foram destruídos, e as ruínas para as quais foram reduzidos;
Passeio de classe: Ao entrar no Google Earth, os alunos podem andar pelos locais, tirar prints de tela usando as ferramentas do computador, fazer anotações ou dar respostas de acordo com um guia anteriormente dado pelo professor;
Depois de completar o que foi proposto, tenha uma conversão para refletir sobre a experiência, o que eles aprenderam, o que descobriram, o que foi absorvido e o que eles vão tirar da atividade;
Explore também, se possível, os locais pesquisados como base por meio do Google Maps fazendo uso de óculos de realidade virtual. Será um diferencial para os alunos.
Avaliação
O objetivo mais importante deste plano de aula é conscientizar os patrimônios históricos da humanidade. À medida que os alunos aprendem através do brincar, eles podem desenvolver a conscientização sobre o tema e a preservação dessas estruturas para as gerações futuras. É uma obrigação para todos. É importante que os alunos conheçam sobre outras culturas, demonstrem empatia em escala global, respeitem as diferenças, recriem alegremente o que foi destruído por qualquer motivo (terrorismo, negligência ou naturalistas). Avalie como os alunos interagem com esses espaços.
Informações complementares
Duração
8 horas/aulas
Recursos Didáticos
Lousa digital
Computador
Som
Sala de informática
Referências
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, 2020. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 21 jul. 2020.