Fundamental I
Unidade Temática
Vida e evolução
Objetos de conhecimento
Corpo humano;
Respeito à diversidade.
Habilidades
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções;
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde;
(EF01CI04) Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças.
Compreender as partes do corpo humano e suas funções.
Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano;
Comparar características físicas entre os colegas;
Atividade 1 – Cabeça, tronco e membros
Como aplicar:
Professor, solicite que os alunos falem sobre as suas partes do corpo;
Apresente no Google Apresentações ou no projetor imagens separadas da cabeça, do tronco e dos membros;
Aponte para eles as partes e peça para que eles nomeiem qual parte está sendo apontada.
Atividade 2 – Construindo o próprio corpo (Massa de modelar e/ou Jamboard)
Como aplicar:
Distribua, para cada aluno, uma determinada quantidade e massa de modelar e/ou solicite que cada aluno abra um Frame no Jamboard;
De acordo com as imagens projetadas e de acordo com as falas dos alunos sobre as partes do corpo, proponha que eles reproduzam as próprias partes do corpo ou o corpo todo.
Avaliar, durante a aula, a execução das atividades propostas. Providencie, também, um Google Forms com questões relacionadas ao corpo humano.
4 horas/aulas
Lousa digital;
Computador;
Som;
Sala de informática;
Folhas quadriculadas e lisas
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, 2020. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 21 jul. 2020.