Deixa chover
Sobre o Roteiro
Nível de ensino
Fundamental I
Áreas do conhecimento - Fundamental I
Ciências
Unidade Temática
Matéria e Energia
Objetos de conhecimento
Ciclo hidrológico
Habilidades
(EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais);
(EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do
ar atmosférico;
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos;
(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Objetivos
Geral
Conhecer o ciclo da água na natureza;
Compreender seu papel na preservação do meio ambiente.
Específicos
Identificar as etapas do ciclo da água: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração;
Representar as etapas do ciclo da água.
Estratégias de Aprendizagem
Atividade 1 – Início:
Como aplicar:
Professor, inicie a aula com os seguintes questionamentos aos alunos, deixando-os debater:
De onde vem a água?
Como ela se transforma?
Quais as características da água nos seus ciclos?
Como se formam as nuvens e porque elas são diferentes?
Qual a origem da água?
Qual a importância do ciclo da água para o meio ambiente?
Atividade 2 – Pesquisa e busca por informações:
Como aplicar:
Professor, a partir das questões norteadoras, os alunos serão divididos em grupos no Google Meet, para poderem trocar informações. Cada grupo ficará responsável por um aspecto do ciclo da água;
Oriente-os durante a pesquisa. Podem ser pesquisados artigos, sites, vídeos etc. Cada aluno, em seu Google Documentos, deve registrar as informações conseguidas pelo grupo, para registro próprio;
Assim que os alunos finalizarem as pesquisas que respondem as questões norteadoras da Atividade 1, informe-os que agora eles deverão representar as diferentes etapas do ciclo da água no Jamboard através de fluxogramas, desenhos ou algum esquema visual (setas, etapas, elementos, ícones).
Atividade 3 – Jamboard:
Como aplicar:
Ao criar um Jamboard, o professor deve compartilhar com os alunos;
Os grupos devem acessar esse Jamboard e o professor deve orientar o trabalho dos alunos em escolher um Frame para o grupo construir a imagem que representa o ciclo da água;
Espera-se que cada grupo crie uma representação estática que inclua as diferentes fases do ciclo da água (evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração). Esta representação pode ser mais literal ou conceitual (por exemplo, eles podem usar imagens de bancos gratuitos para representar a evaporação). Exemplo:https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm
Atividade 4 – Aprofundamento:
Como aplicar:
Uma vez o ciclo da água representado, aprofunde a discussão iniciada, questionando-os sobre de que forma podemos contribuir ou interferir nesse ciclo e na preservação da água. Peça para que eles formulem e apresentem hipóteses e estratégias.
Avaliação
A avaliação se dará por meio do Google Forms. O professor preparará, de acordo com as pesquisas dos alunos, um questionário a respeito do ciclo da água e suas características. Professor, inclua questões dissertativas envolvendo as hipóteses e estratégias que os alunos debateram na atividade anterior. Além da avaliação por meio do questionário, também será avaliada a participação, a interação e a colaboração dos alunos.
Informações complementares
Duração
6 horas/aulas
Recursos Didáticos
Lousa digital
Computador
Sala de informática
Referências
BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, 2020. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br>. Acesso em: 21 jul. 2020.
BRASIL ESCOLA UOL 2022. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclo-agua.htm>. Acesso em: 15 dev. 2022.